Serviços Online / Secretaria de Planejamento

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ROTEIRO PARA CONSTRUÇÃO

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Ficha de Dados Cadastrais (FDC)
    Consulta todos os dados da Ficha Cadastral do Imóvel na Prefeitura
  3. Certidão de Débitos do Imóvel
    Somente será emitida quando for verificada a regularidade fiscal, a ausência de débitos ou o parcelamento em dia dos débitos/acordos
  4. Comprovante de cadastro do Profissional (Arquiteto ou Engenheiro):
    Consulta a situação cadastral do profissional (Arquiteto / Engenheiro) no município
    • Regular
    • Eventual
  5. ART / RRT - recolhida
  6. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) e comprovante de pagamento
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
  7. Memorial Descritivo (em 3 vias)
  8. Projeto Arquitetônico (em 3 vias)
  9. Perfil de calçada
  10. Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)
  11. Memorial Atividades (ou declaração em substituição ao memorial de atividades), se necessário (em 3 vias)
  12. Declaração para projeto simplificado, se necessário
  13. Desmembramento Fiscal, se necessário
  14. Anuência da Aeronáutica, se necessário
  15. Anuência do IPHAN, se necessário
  16. Aprovação do CONDEPHAAT, se necessário
  17. Anuência do MEIO AMBIENTE, se necessário
  18. Atestado de viabilidade SAEG, se necessário
  19. Atestado de viabilidade EDP, se necessário
  20. Aprovação da VIGILANCIA SANITÁRIA, se necessário
  21. Licença de Instalação da CETESB, se necessário
  22. RIV (Relatório de Impacto de Vizinhança), se necessário
  23. RIT (Relatório de Impacto de Trânsito), se necessário

ROTEIRO PARA REGULARIZAÇÃO

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Ficha de Dados Cadastrais (FDC)
    Consulta todos os dados da Ficha Cadastral do Imóvel na Prefeitura
  3. Certidão de Débitos do Imóvel
    Somente será emitida quando for verificada a regularidade fiscal, a ausência de débitos ou o parcelamento em dia dos débitos/acordos
  4. Comprovante de cadastro do Profissional (Arquiteto ou Engenheiro):
    Consulta a situação cadastral do profissional (Arquiteto / Engenheiro) no município
    • Regular
    • Eventual
  5. ART / RRT - recolhida
  6. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) e comprovante de pagamento
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
  7. Memorial Descritivo (3 vias)
  8. Projeto Arquitetônico (3 vias)
  9. Declaração para regularização em desacordo, se necessário
  10. Memorial Atividades (ou declaração em substituição ao memorial de atividades), se necessário
  11. Declaraçào para projeto simplificado, se necessário
  12. Desmembramento Fiscal, se necessário
  13. Anuência da Aeronáutica, se necessário
  14. Anuência do IPHAN, se necessário
  15. Aprovação do CONDEPHAAT, se necessário
  16. Anuência do MEIO AMBIENTE, se necessário
  17. Atestado de viabilidade SAEG, se necessário
  18. Atestado de viabilidade EDP, se necessário
  19. Aprovação da VIGILÂNCIA SANITÁRIA, se necessário
  20. Licença de Instalação da CETESB, se necessário
  21. RIV (Relatório de Impacto de Vizinhança), se necessário
  22. RIT (Relatório de Impacto de Trânsito), se necessário

ROTEIRO PARA EMISSÃO DO HABITE-SE

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Controle de Transporte dos Resíduos da Construção Civil (CTR), se necessário
  3. Certificado de Destinação dos Resíduos da Construção Civil, se necessário
  4. Documento de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB/CLCB), se necessário
  5. Licença de Operação da CETESB, se necessário

ROTEIRO PARA TAPUME OU ANDAIME / DESARQUIVAMENTO / REANÁLISE DE PROCESSO

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico)
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada

ROTEIRO PARA ATESTADO DE USO DO SOLO / CERTIDÃO DE ENERGIA

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Ficha de Dados Cadastrais (FDC)
    Consulta todos os dados da Ficha Cadastral do Imóvel na Prefeitura
  3. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico)
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
  4. Comprovante de pagamento - Taxas da Prefeitura
  5. Croqui com localização do Google Earth (somente para atestado de uso do solo)
  6. Matrícula do imóvel / escritura (será aceito contrato de compra e venda em nome do compromissário, reconhecido pelo cadastro imobiliário)

ROTEIRO PARA REPAROS OU CONSERTOS

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Ficha de Dados Cadastrais (FDC)
    Consulta todos os dados da Ficha Cadastral do Imóvel na Prefeitura
  3. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico)
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
  4. Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)
  5. ART / RRT recolhida, se necessário

ROTEIRO PARA DESDOBRO OU FUSÃO

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Ficha de Dados Cadastrais (FDC)
    Consulta todos os dados da Ficha Cadastral do Imóvel na Prefeitura
  3. Certidão de Débitos do Imóvel
    Somente será emitida quando for verificada a regularidade fiscal, a ausência de débitos ou o parcelamento em dia dos débitos/acordos
  4. Comprovante de cadastro do Profissional (Arquiteto ou Engenheiro):
    Consulta a situação cadastral do profissional (Arquiteto / Engenheiro) no município
    • Regular
    • Eventual
  5. Certidão atualizada (máximo de 06 meses) do Cartório de Registro de Imóveis (Matrícula do Imóvel)
  6. ART / RRT - recolhida
  7. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico)
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
  8. Memorial Descritivo (2 vias)
  9. Projeto Arquitetônico (2 vias)

ROTEIRO PARA DESMEMBRAMENTO / LOTEAMENTO / CONDOMÍNIO

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Ficha de Dados Cadastrais (FDC)
    Consulta todos os dados da Ficha Cadastral do Imóvel na Prefeitura
  3. Certidão de Débitos do Imóvel
    Somente será emitida quando for verificada a regularidade fiscal, a ausência de débitos ou o parcelamento em dia dos débitos/acordos
  4. Comprovante de cadastro do Profissional (Arquiteto ou Engenheiro):
    Consulta a situação cadastral do profissional (Arquiteto / Engenheiro) no município
  5. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico)
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
    • Regular
    • Eventual
  6. ART / RRT - recolhida
  7. Certidão atualizada (máximo 6 meses) do Cartório de Registro de Imóveis (Matrícula do Imóvel)
  8. Levantamento Planialtimétrico

ROTEIRO PARA DEMOLIÇÃO

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Ficha de Dados Cadastrais (FDC)
    Consulta todos os dados da Ficha Cadastral do Imóvel na Prefeitura
  3. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico)
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
  4. Comprovante de cadastro do Profissional (Arquiteto ou Engenheiro):
    Consulta a situação cadastral do profissional (Arquiteto / Engenheiro) no município
  5. Certidão de Débitos do Imóvel
  6. Projeto Arquitetônico
  7. 2 vias planta
  8. ART / RRT recolhida
  9. Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)

ROTEIRO PARA REVISÃO (área / padrão) / RETIFICAÇÃO (área terreno / área construída) junto ao Cadastro Imobiliário

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico)
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
  3. 2 vias planta
  4. Certidão atualizada (máximo 6 meses) do Cartório de Registro de Imóveis, se necessário
  5. ART / RRT recolhida

ROTEIRO PARA CONCLUSÃO DO PROCESSO

  1. Controle de Transporte dos Resíduos da Construção Civil
  2. Certificado de Destinação dos Resíduos da Construção Civil

ROTEIRO PARA LOTEAMENTO

  1. Ficha de Requerimento Padrão
    Preencha e Imprima sua Ficha / Requerimento Padrão. O cadastro do imóvel na Prefeitura deverá estar em nome do requerente, caso contrário será necessário recolher a "Taxa de Averbação qualquer" através do link Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico) para atualização do proprietário do imóvel. O requerimento com imóvel em nome de outro proprietário não será aceito.
  2. Ficha de Dados Cadastrais (FDC)
    Consulta todos os dados da Ficha Cadastral do Imóvel na Prefeitura
  3. Taxas Prefeitura (GRE - Guia de Recolhimento Eletrônico)
    Seleção de Taxas de Licença para Execução de Obras Particulares e Afins, e impressão de 2ª Via da Guia Gerada
  4. Comprovante de cadastro do Profissional (Arquiteto ou Engenheiro):
    Consulta a situação cadastral do profissional (Arquiteto / Engenheiro) no município
  5. Certidão de Débitos do Imóvel
  6. ART / RRT recolhida
  7. Certidão atualizada (máximo 6 meses) do Cartório de Registro de Imóveis (Matrícula do Imóvel)
  8. Levantamento Planialtimétrico
  9. Memorial Justificativo
  10. Anuência da Aeronáutica, se necessário
  11. Atestado de viabilidade SAEG, se necessário
  12. Atestado de viabilidade EDP, se necessário
  13. Projeto e Memorial Urbanístivo
  14. Projeto e Memorial de Drenagem
  15. Projeto e Memorial de Terraplanagem

ROTEIRO PARA AVERBAÇÃO

  1. Ficha de Averbação
  2. Cópia da escritura ou do registro do imóvel, mas caso não exista escritura ou registro e exista somente contrato, então é necessário comparecer à Prefeitura para emissão da guia de ITBI
    Obs.: Cópia da Escritura ou Contrato Particular.
  3. Cópia do RG do proprietário
  4. Cópia do CPF do proprietário
  5. Recolhimento da Taxa de 1 UFESP 2025 ( R$ 37,02 ), o boleto pode ser emitido através do serviço online Guia de Recolhimento Eletrônico / Preços Públicos, selecionando a "Taxa de Averbação"
  6. Protocolar junto à Prefeitura, onde será emitida a guia de pagamento de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

ROTEIRO PARA ABERTURA DE FIRMA (iCad)

  1. Solicitar, on line, através do site: www.guaratingueta.sp.gov.br, no link iCad
  2. Guia de Recolhimento Eletrônico / Preços Públicos
    Entre com o seu CPF, e seleciono o Grupo de Serviços 6, e o serviço "Taxa abertura de firma iCAD"
Secretário: João Ubiratan de Lima e Silva
Horário de Atendimento: 12:00 às 18:00
Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 100, Centro
Guaratinguetá - CEP: 12.501-030
Telefone: (12) 3133-3555 / 3133-3551 / 3132-6442
E-mail: planejamento@guaratingueta.sp.gov.br

Legislações / Manuais para Download:
Cartilha de Procedimentos
Lei Complementar 56/2022 - Plano Diretor
Lei Municipal 1.925/1986 - Uso e Ocupação do Solo
Lei Municipal 3.786/2005 - Reservatórios e Área Permeável
Lei Municipal 2.349/1991 - Reparos, Reformas e Reconstruções
Lei Municipal 5.248/2022 - Gestão de Resíduos da Construção Civil
Lei Municipal 3.272/1998 - Regularização de Imóveis em Desacordo
Lei Municipal 3.790/2005 - Projeto Simplificado
Lei Municipal 5.025/2019 - Alvará Automático Simplificado
Lei Municipal 2.732/1994 - Desdobramento de Lotes (CAPÍTULO III)
Decreto 12.342/1998 - Código Sanitário do Estado de São Paulo
Decreto 9.451/2018 - Acessibilidade da Edificação de Uso Privado Multifamiliar
Decreto 10.077/2024 - Plano Municipal de Resíduos Solídos da Construção Civil e Resíduos Volumosos

Modelos de Documentos: Mapas Profissionais
Consultar Veracidade da Certidão
O modelo de veracidade utilizado é semelhante ao da Receita Federal. Toda certidão emitida é auditada e é gerado um código validador do documento. Neste link é possível verificar a autenticidade do documento impresso.